Conselho Estadual de Educação de São Paulo aprova pós-graduação da EGC em Engenharia Civil EGC - Notícias

 

O Projeto Pedagógico do curso de pós-graduação lato sensu em nível de Especialização “Engenharia Civil: Infraestrutura e Obras Públicas” da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) foi aprovado pelo Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE). A decisão consta de portaria CEE-GP 295/2024 assinada pelo presidente do Conselho, conforme publicação no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (22/08).

De acordo com o documento aprovado pelo CEE, o curso de Especialização em “Engenharia Civil: Infraestrutura e Obras Públicas” da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas deverá oferecer no mínimo 15 e no máximo 35 vagas presenciais. A Escola do TCMSP prevê que a primeira turma do novo curso, que começa em 2025, terá 35 alunos. A EGC oferece atualmente três cursos de Especialização em nível de pós-graduação: Direito Administrativo; Políticas Públicas; e Formação do Estado: Ética e Filosofia Política.

O Projeto Pedagógico do novo curso determina que “o Curso de Especialização em ‘Engenharia Civil: Infraestrutura e Obras Públicas’ terá o papel especial de oferecer aos pós-graduandos um conjunto de ferramentas teórico- metodológicas, vivências e reflexões para que melhor exerçam o planejamento, a tomada de decisão, as ações e o controle das obras públicas de infraestrutura. Para tanto serão desenvolvidas competências – conhecimentos, habilidades e atitudes, estruturadas em oito disciplinas obrigatórias”.

Ao justificar a iniciativa de oferecer o curso de Especialização em Engenharia Civil: Infraestrutura e Obras Públicas, a EGC argumenta que “as obras de infraestrutura representam um ativo importante para o desenvolvimento econômico e social brasileiro. Os desafios da sociedade contemporânea suscitam a necessidade de formação de profissionais que atuem em órgãos governamentais, na iniciativa privada e no terceiro setor com capacidade de realizar o enfrentamento de questões relacionadas à engenharia civil no que toca às obras públicas”.

A justificativa apresentada pela EGC considera “a necessidade de termos gestores com qualificação para enfrentar esse desafio é uma preocupação central do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, que em resposta desenvolve um conjunto e atividades de controle das obras públicas de infraestrutura na cidade de São Paulo (...) Estabelecer novos parâmetros através de melhores processos e práticas profissionais gerados por diversos órgãos públicos e privados e pelo próprio TCMSP contribuirá para a tomada de decisão, o planejamento, o controle e as ações dos futuros gestores e agentes públicos, com a finalidade de incentivar obras públicas de infraestrutura mais exitosas”.

Neste ano, o CEE autorizou o Recredenciamento da Escola para os próximos de cinco anos, com a aprovação do Regimento Interno da instituição de ensino.
 

Leia a íntegra do projeto:

Projeto Pedagógico do curso de pós-graduação latu sensu em nível de especialização “Engenharia Civil: Infraestrutura e Obras Públicas"