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Inteligência Artificial - Parâmetros na Pesquisa e Aplicações EGC - Cursos Inscrições Abertas

OBJETIVO GERAL DO CURSO

A intenção é oferecer uma introdução à inteligência artificial, abordando aspectos e aplicações da Inteligência Artificial nas áreas da Pesquisa Científica, Saúde, Educação e Filosofia.
 

 MODALIDADE:  PRESENCIAL

PÚBLICO-ALVO CARGA HORÁRIA AULAS CRONOGRAMA DIA DA SEMANA HORÁRIO VAGAS PROFESSOR(A)
ORGANIZADOR(A)
INSTRUTOR(A)
Agentes públicos
federais, estaduais e municipais;
servidores(as) do TCM, sociedade
civil organizada e interessados(as)
no tema
3 horas 4

05/10/2024

10h – Abertura

Aula 01: IA: Introdução e Aspectos Técnicos

João Marcelo Occhiucci

Aula 02: IA na Educação e IA na Saúde

Ana Beatriz Prudente Alckmin

Aula 03: IA: Aspectos Filosóficos

Silvio Gabriel Serrano Nunes

Aula 04: IA na Pesquisa Científica

Humberto Miguel Garay Malpartida

13h – Encerramento.

Sábado Das 10h às 13h 200

Organizadora: Ana Beatriz Prudente Alckmin

Professores(as):

João Marcelo Occhiucci

Ana Beatriz Prudente Alckmin

Silvio Gabriel Serrano Nunes

Humberto Miguel Garay Malpartida
 

 

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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Aula01: IA: Introdução e Aspectos Técnicos 
    João Marcelo Occhiucci
  • Aula 02: IA na Educação e IA na Saúde
    Ana Beatriz Prudente Alckmin
  • Aula 03: IA: Aspectos Filosóficos 
    Silvio Gabriel Serrano Nunes
  • Aula 04: IA na Pesquisa Científica 
    Humberto Miguel Garay Malpartida

 

METODOLOGIAS

  • Debates (indagação)
  • Aula Expositiva
     

RECURSOS FÍSICOS E DIDÁTICOS

As aulas são transmitidas pelo aplicativo Teams, e suas gravações ficam disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem (Moodle) da Escola de Gestão e Contas do TCMSP.
 

REFERÊNCIAS

CELIK, I. (2023). Towards Intelligent-TPACK: An Empirical Study on Teachers’ Professional Knowledge to Ethically Integrate Artificial Intelligence (AI)-Based Tools Into Education. Computers in Human Behavior, 138, Article 107468.
https://doi.org/10.1016/j.chb.2022.107468

HARARI, Yuval Noah. 21 lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

HARARI, Yuval Noah. Homo Deus: uma breve história do amanhã. São Paulo. Editora Companhia das Letras, 2016.

JIA, F., SUN, D., & LOOI, C.-K. (2024). Artificial Intelligence in Science Education (2013–2023): Research trends in ten years. Journal of Science Education and Technology, 33, 94-117. https://doi.org/10.1007/s10956-023-10077-6

JIANG, Y., LI, X., LUO, H., YIN, S., & KAYNAK, O. Quo Vadis Artificial Intelligence? Discover Artificial Intelligence, 2022.

LeCUN, Y., BENGIO, Y. & HINTON, G. Deep learning. Nature, 2015.

MITCHELL, M. Large Language Models. In M. C. Frank & A. Majid (Eds.), Open Encyclopedia of Cognitive Science. MIT Press, 2024.

RICHARDSON, D. Ethics of Artificial Intelligence, Higher Education, and Scientific Research. Educational Technology and Research Journal, 2023.

SMITH, A.; JONES, B.; LEE, C. The ethics of using artificial intelligence in scientific research: new guidance needed for a new tool. Journal of Ethics in AI Research, 2024.

 

AVALIAÇÃO

Frequência no curso.


BREVE CURRÍCULO

Organizadora:

Ana Beatriz Prudente Alckmin

Formada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realiza estudos na área de Inteligência Artificial nos processos de pesquisas laboratoriais no Instituto de Biociências da USP, sob a tutoria do professor Pedro Fernandes (Departamento de Fisiologia), e participa do grupo de estudos BOTED, também no Instituto de Biociências da USP.

Tem como expertise a área de Inteligência Artificial e uma experiência significativa na criação de cursos de extensão. Através de um projeto comunitário socioambiental, contribui de forma pedagógica com a Clínica Jurídica de Direitos Humanos da IBMEC, elaborando atividades acadêmicas para seus membros, como seminários e painéis que trabalham temas como igualdade de gênero, diversidade, ESG, entre outros.

Ao lado do jurista João Paulo Martinelli, criou o primeiro curso da Escola Superior de Advocacia da OAB São Paulo voltado para a temática do antissemitismo.
 

Professores:

Humberto Miguel Garay Malpartida

 Graduado em Ciências Biológicas na Universidad Ricardo Palma (1996) e Doutorado em Ciências (Farmacologia) no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) em 2005. Pós-Doutorado no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP). Atualmente Professor Doutor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). As linhas de pesquisa propõem uma abordagem interdisciplinar das doenças crônicas, principalmente aquelas de grande importância na saúde pública, como Câncer e Síndrome Metabólica (Diabetes, Hipertensão e Dislipidemia). Os projetos de pesquisa desenvolvidos têm ênfase tanto em modelos experimentais como modelos de corte populacional, ambos desenvolvidos para entender os mecanismos celulares e moleculares que influenciam na patogênese assim como avaliar o impacto da prevenção continuada, a educação em saúde e o uso de abordagens não-farmacológicas no tratamento destas doenças.
 

João Marcelo Occhiucci

Experiência em gestão e tecnologia. Formado em Engenharia Química pela USP, possui MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA Internacional pela Warwick Business School, no Reino Unido. Especialista em blockchain pela Universidade de Oxford. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no mundo corporativo.

Acompanha o desenvolvimento da Inteligência Artificial há muitos anos. Em 2017, especificou e coordenou a aquisição de uma estação NVidia DGX1 para a USP. Mais recentemente, desenvolveu modelos de previsão de vendas utilizando redes neurais com ferramentas como TensorFlow e IBM Watson.

Atualmente, é mestrando na EACH USP, realizando pesquisa relacionada ao câncer com o uso de Inteligência Artificial, além de ser cofundador de uma startup na área de IA Generativa.


Ana Beatriz Prudente Alckmin

Formada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realiza estudos na área de Inteligência Artificial nos processos de pesquisas laboratoriais no Instituto de Biociências da USP, sob a tutoria do professor Pedro Fernandes (Departamento de Fisiologia), e participa do grupo de estudos BOTED, também no Instituto de Biociências da USP.

Tem como expertise a área de Inteligência Artificial e uma experiência significativa na criação de cursos de extensão. Através de um projeto comunitário socioambiental, contribui de forma pedagógica com a Clínica Jurídica de Direitos Humanos da IBMEC, elaborando atividades acadêmicas para seus membros, como seminários e painéis que trabalham temas como igualdade de gênero, diversidade, ESG, entre outros.

Ao lado do jurista João Paulo Martinelli, criou o primeiro curso da Escola Superior de Advocacia da OAB São Paulo voltado para a temática do antissemitismo.
 

Silvio Gabriel Serrano Nunes

Doutor, mestre, licenciado e bacharel em Filosofia pela USP, estágio de Doutorado na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, advogado, bacharel em Direito pela PUC-SP, especialista em Direito Administrativo pela FADISP, docente da Escola Superior do TCM-SP; professor do programa de Mestrado Acadêmico em Direito Médico e do programa de Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UNISA. Membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP. Membro da Comissão de Direito Médico e de Saúde da OAB-SP. Vice-presidente de Interseccionalidade Constitucional com outros Saberes da Comissão de Direito Constitucional da OAB-SP. Professor da Especialização em Direito Constitucional da PUC - Campinas.

 


Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados ao curso:

 


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