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Celso Furtado e o Mito do Desenvolvimento Econômico, 50 anos depois EGC - Cursos Inscrições Abertas

MODALIDADE: ON-LINE

PÚBLICO-ALVO CARGA HORÁRIA AULAS CRONOGRAMA DIA DA SEMANA HORÁRIO VAGAS PROFESSOR(A)
ORGANIZADOR(A)
INSTRUTOR(A)
Agentes públicos federais, estaduais e municipais; servidores(as) do TCM sociedade civil organizada e interessados(as) no tema. 4 horas 2 Aula 01 – 31/10
Aula 02 – 07/11

 
5ª Feiras Das 19h às 21h30 400 Prof. Rômulo Manzatto

 

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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Aula 1 – CONTEXTO – Os Limites do Crescimento Econômico

Celso Furtado foi um dos muitos impactados pelas conclusões do relatório The Limits to Growth. Publicado em 1972, o trabalho comissionado pelo Clube de Roma e elaborado por uma equipe de pesquisadores do MIT trazia projeções alarmantes e estimava que se o padrão dominante de desenvolvimento econômico fosse mantido, a comunidade internacional seria obrigada a lidar com uma situação de verdadeiro colapso global dos recursos naturais em poucas décadas.

Desde o início da década de 1950, Celso Furtado vinha criticando as assimetrias do desenvolvimento econômico internacional e parece ter visto nas conclusões do relatório a confirmação do caráter excludente do sentido do processo de desenvolvimento como realizado pelos países desenvolvidos. Mesmo não corroborando todas as conclusões do relatório, o economista propôs tratar do problema de fundo da pesquisa encomendada pelo Clube de Roma, ressaltando que as críticas feitas até então ao estudo não levavam em consideração o fato central de que o mundo era então dividido entre economias desenvolvidas e subdesenvolvidas, categorias qualitativamente distintas, com implicações diretas para as conclusões da análise.

Assim, a primeira aula pretende delinear o contexto a partir do qual a obra foi produzida, procurando reconstituir um panorama do cenário em que se movimentam o autor, suas ideias e seus interlocutores.
 

Aula 2 – TEXTO – O Mito do Desenvolvimento Econômico

A partir de 1972 Celso Furtado explorou o tema dos limites ao crescimento em uma série de seminários e intervenções públicas que dariam origem aos quatro ensaios que compõem o livro O Mito do Desenvolvimento Econômico. Dessa forma, a segunda aula procura apresentar de maneira sintética as ideias essenciais da obra e do modelo explicativo do economista.
 

METODOLOGIAS

  • Debates (indagação)
  • Aula Expositiva
     

RECURSOS FÍSICOS E DIDÁTICOS

As aulas são transmitidas pelo aplicativo Teams, e suas gravações ficam disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem (Moodle) da Escola de Gestão e Contas do TCMSP.
 

REFERÊNCIAS

FURTADO, C. Celso Furtado: correspondência intelectual: 1949-2004; seleção, introdução e notas Rosa Freire D’Aguiar; posfácio Luiz Felipe de Alencastro. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.

FURTADO, C. O mito do desenvolvimento econômico. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.

FURTADO, C. Obra autobiográfica. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

LOUREIRO, Pedro Mendes e RUGITSKY, Fernando Monteiro e SAAD FILHO, Alfredo. Celso Furtado and the myth of economic development: rethinking development from exile. Review of Political Economy, v. 33, n. 1, p. 28-43, 2021

MANZATTO, R. Celso Furtado, 100 anos: O mito do desenvolvimento econômico (1974). Informações Fipe, n. 483, p. 66-70, dez. 2020.

MANZATTO, R. O Mito do Desenvolvimento Econômico em Nova Edição. Informações Fipe, n. 507, p. 42-44, dez. 2022.

OLIVEIRA, F. A Navegação Venturosa - ensaios sobre Celso Furtado. São Paulo: Boitempo Editorial, 2003.

SYLLA, N. S. Introduction. In: FURTADO, Celso. The myth of economic development. Cambridge: Polity Press, 2020.

 

AVALIAÇÃO

Presença e participação nas atividades em aula.


BREVE CURRÍCULO

Rômulo Manzatto é Auditor de Controle Externo no TCM-SP, Economista (FEA-USP) e Mestre em Ciência Política (DCP/FFLCH-USP).

 


Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados ao curso:

 


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