Programa Jovem no Controle Social recebe estudantes da Etec Getúlio Vargas EGC - Notícias

 
Alunos conheceram o plenário e participaram do início da sessão plenária

Na quarta-feira (18/09), um grupo de 44 estudantes da Escola Técnica Getúlio Vargas, que participam do Programa Jovem no Controle Social (PJCS), realizou uma visita técnica à Escola de Gestão e Contas Públicas (EGC) e ao Tribunal de Contas do Município de São Paulo. O encontro visou promover uma educação voltada para a prática da cidadania ativa, como forma de contribuir para maior transparência, ética e eficácia na formulação e execução das políticas públicas.

O Programa Jovem no Controle Social é uma iniciativa da Escola de Gestão e Contas Públicas, que tem por objetivo levar para os alunos e as alunas de escolas públicas e privadas o conhecimento sobre a gestão do Estado, de modo a estimular a prática do controle social sobre as contas públicas.

De início, os alunos foram recepcionados pela equipe da EGC, quando receberam material informativo e certificado de participação. Em seguida, o grupo foi encaminhado ao edifício do TCMSP para conhecer e acompanhar a sessão plenária do colegiado da instituição.

No auditório da Escola, a coordenadora do Programa Jovem no Controle Social e instrutora da EGC, Samira Saleh, conduziu os trabalhos do evento. O auditor de Controle Externo do Tribunal, Sérgio Nakano, transmitiu aos estudantes as informações sobre a importância do Controle Externo e Social, a atuação do TCMSP e noções de políticas públicas de gestão do Estado. Os estudantes puderam conhecer ainda o Programa Juventude em Governo, apresentado pela equipe do Governo Aberto da Prefeitura de São Paulo, parceira no Programa Jovem no Controle Social.

Para o professor de Filosofia Charles Rogers, que acompanhou o grupo de estudantes da Etec Getúlio Vargas, “trata-se de visita de alunos de escola técnica, o que é um diferencial muito grande. Temos no grupo alunos dos cursos de Serviços Jurídicos e Administração, além de estudantes do ensino médio da disciplina Estudos Avançados em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”.

“Todos os estudantes presentes têm contato com matérias como Filosofia e Sociologia Política. Por ser um curso técnico, eles vêm para esse tipo de evento preparados para fazer os questionamentos, além de já ter conhecimento técnico para acompanhar as explicações, com sensibilidade para receber informações sobre políticas públicas abertas e transparentes. Essa bagagem cultural decorre de origens diferenciadas e realidades socioeconômicas distintas, com mobilidade social. Esse diferencial possibilita para eles uma inserção, uma transição que é dada pela rotina da escola técnica”, concluiu Charles Rogers.

O Programa Jovem no Controle Social integra o Planejamento Estratégico do TCMSP, cabendo à Escola de Gestão e Contas Públicas a implementação e execução prática.

 
Coordenadora do Programa Jovem no Controle Social e
instrutora da EGC, Samira Saleh


Auditor de Controle Externo do Tribunal, Sérgio Nakano