Com muita garra, suor e espírito de equipe, servidores do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) estão competindo na edição 2025 das Olimpíadas dos Tribunais de Contas (OTC), realizada em Foz do Iguaçu, entre os dias 24 e 31 de agosto. Este ano, a delegação do TCMSP conta com 59 atletas, entre servidores ativos e aposentados, representando diversas áreas da Corte, como Secretaria de Controle Externo, Escola Superior de Gestão e Contas Públicas, Assessoria Jurídica, Secretaria Administrativa, Saúde, Gabinetes e Coordenadoria Processual.
A OTC 2025 Mercosul reúne mais de 1.700 atletas de Tribunais de Contas do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Os representantes do TCMSP competem em 25 modalidades, incluindo atletismo, beach tênis, bocha, boliche, corrida, futebol society, futsal, natação, vôlei de praia, vôlei indoor, entre outras.
Para a assessora de gabinete e Diretora de Esportes da Associação dos Servidores do Tribunal de Contas dos Municípios (Astcom), Fabiana Bataglia, a OTC é muito mais que uma competição, é um incentivo ao esporte, à saúde e à integração entre os servidores.
“A preparação já nos motiva a buscar qualidade de vida e superação diária. A Astcom tem um papel essencial nesse processo, organizando e mobilizando os funcionários para que possamos viver essa experiência. Mais do que resultados, celebramos o companheirismo, a amizade e a força transformadora do esporte.”, explicou Fabiana.
Nos dois primeiros dias de competição, os atletas do TCMSP já conquistaram diversas medalhas. No atletismo, destaque para Fabiana Bataglia, que levou três bronzes e uma prata nas categorias master e livre feminino. Antônio Carlos Tenório também brilhou com duas pratas nos 100m e 400m rasos, categoria sênior masculino.
Nas modalidades coletivas e em duplas, o desempenho também foi expressivo. Vera Cândido e Mariângela Neri conquistaram o bronze no tênis de mesa em duplas. No futsal, o time masculino sênior venceu o Tocantins por 2x0, enquanto o society masculino livre goleou o Pará por 5x0. Já o futsal masculino livre superou o Mato Grosso por 9x3.
Nos jogos de areia, Samara Xavier e Mariana Cury avançaram para a semifinal do futvôlei feminino; e no misto, Mariana Cury e Marcelo Gonçalves também garantiram vaga na semifinal. No vôlei de areia masculino, Marcelo Gonçalves e Bruno Lovato seguem na disputa, classificados para as oitavas de final após vitórias sobre equipes da Argentina e do Mato Grosso.
Até o momento, o TCMSP ocupa a quarta colocação na classificação geral da competição com sete medalhas.
A Coordenadora de Eventos e Cultura da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas, Mariana Cury, que compete nas modalidades de futvôlei, futsal, vôlei e natação, destaca a importância da participação dos servidores.
“Acho importante a participação nas Olimpíadas porque, além de ser comprovado o quanto o esporte faz bem para a produtividade e saúde dos servidores, é um evento que promove integração da delegação com outras delegações do sistema Tribunais de Contas e, especialmente, entre nossa própria delegação”, disse.