A abertura da sessão plenária do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, desta quarta-feira (28), surpreendeu ao ser apresentada por um avatar do conselheiro-presidente Eduardo Tuma.
“Este exercício aparentemente simples é, na verdade, um símbolo do potencial disruptivo que a inteligência artificial detém”, destacou Eduardo Tuma.
A utilização da IA representa um avanço tecnológico fundamental para o Tribunal e é uma aliada valiosa para tarefas que envolvem a interpretação de informações complexas e que vai impulsionar a eficiência do trabalho, mantendo a integridade e a segurança dos dados.
“Estamos no limiar de uma nova era, em que a inovação tecnológica caminha lado a lado com os desafios éticos e jurídicos. Cabe a nós, enquanto operadores do Direito e agentes do Estado, garantir que o progresso seja canalizado para o benefício coletivo, orientado sempre pelos princípios de justiça e equidade que norteiam nossa Constituição”, ressaltou o texto do presidente Eduardo Tuma..
No TCMSP, está em andamento um convênio com o Tribunal de Contas da União para a utilização do ChatTCU, plataforma desenvolvida com o objetivo de apoiar diversas tarefas, como análise de documentos, pesquisa jurídica, tradução e consultas administrativas.
O Tribunal também está em vias de formalizar uma parceria com o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo para a utilização da Assistente Natural com Inteligência Artificial (ANIA), que vai simplificar e acelerar a análise de documentos em PDF, além de auxiliar na resposta a perguntas específicas sobre o conteúdo dos arquivos, mantendo a privacidade das informações.
Assista ao informe: