Com o objetivo de fortalecer laços institucionais e promover a troca de experiências, o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo recebeu, nesta semana, a visita de uma comitiva do NTI do Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE-AP).
Participaram do encontro o chefe do NTI do TCMSP, Ricardo Santos e os membros da equipe Adriano Santos, Estevan Camargo, Ricardo Leal e representando a presidência do Tribunal, Nilson Nascimento e Roge Rewa. A delegação do TCE-AP foi composta por Rodrigo Sebastian, Secretário de Tecnologia da Informação, José Marlúcio Alcantara de Almeida, Secretário de Administração e Renato Fernandes, auditor de controle interno.
Durante a visita, os representantes do TCE-AP demonstraram grande interesse em conhecer a estrutura administrativa do sistema processual do TCMSP, que consideram uma referência nacional na área.
A equipe do TCMSP apresentou alguns dos principais sistemas utilizados no Tribunal, como nosso ponto eletrônico, a ferramenta de inteligência de dados Qlik Sense e outros recursos utilizados para integrar e dar maior fluidez às atividades de controle externo.
Outro destaque do encontro foi a apresentação do Audi+ IA, a inteligência artificial criada pelo TCMSP para auxiliar na análise de dados e no cruzamento de informações do banco de achados de auditoria.
Além da área técnica, os visitantes também conheceram a estrutura da Escola de Gestão e Contas Públicas do TCMSP, que atua na formação continuada de servidores e na disseminação de boas práticas em gestão pública.
Para Marlúcio Alcantara de Almeida, “esse tipo de visita é fundamental, para que possamos ver o que cada instituição tem de melhor e a partir daí fazer investimentos de forma cada vez mais assertiva, em prol de fazer a melhor entrega de serviços, o melhor controle dos recursos públicos, que reflete no cidadão”.
A visita reforça o papel dos Tribunais de Contas como instituições colaborativas, comprometidas com a inovação, a transparência e o aprimoramento constante do controle externo no Brasil.