Eunice Prudente, da EGC, é vencedora do Prêmio Professor Emérito 2025 Notícias

14/10/2025 14:30

A professora doutora Eunice Prudente, coordenadora de Parcerias e Convênios da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, é a vencedora do Prêmio Professor Emérito 2025, ao lado do educador Antonio Jacinto Caleiro Palma, ganhador do Troféu Guerreiro da Educação. Os dois educadores são os agraciados da edição deste ano da premiação promovida pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e pelo jornal O Estado de S. Paulo, iniciativa que acontece desde 1997.

A cerimônia de entrega do Prêmio Professor Emérito e do Troféu Guerreiro da Educação Ruy Mesquita 2025 será realizada nesta quarta-feira, dia 15 de outubro, às 9h, no Teatro CIEE, em São Paulo. A data é dedicada anualmente às comemorações pelo Dia dos Professores no país.

Ganhadora do Prêmio Professor Emérito 2025, Eunice Prudente a primeira professora negra de Direito da Universidade de São Paulo (USP), advogada e ativista dos direitos humanos e raciais no Brasil. Em 1980, defendeu a tese pioneira no país a propor a criminalização da discriminação racial. É autora dos livros “Preconceito Racial e Igualdade Jurídica no Brasil” e “Gênero, Etnia e Sexualidade”. Em 2024, tornou-se a primeira mulher negra a integrar a Academia Paulista de Letras Jurídicas.

Eunice Prudente já ocupou cargos de destaque como diretora-executiva da Fundação Procon-SP, diretora técnica da Ouvidoria Geral do Estado de São Paulo, presidente do Conselho de Transparência da Administração Pública e secretária de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. Desde março de 2025, atua como coordenadora de Parcerias da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo.

O evento poderá ser assistido ao vivo pelo Youtube, por meio do link: Prêmio Professor Emérito e Prêmio Guerreiro da Educação